Endereço: Rua Padre Cacique, nº 647, Canela/RS
Exposições Doutrinárias Públicas: às terças-feiras às 20:00 horas e sábados às 16:00 horas.
Contato:
bezerrademenezescanela@gmail.com

Sociedade civil de direito privado, de caráter religioso, científico, filosófico, educacional, cultural e de ação social, sem fins lucrativos e de Utilidade Pública Municipal (Decreto 3.093/2002). Fundada em 22/09/1962 e registrada em cartório em 03/11/1962,filiada à FERGS e integrante da UME Taquara e do CRE2.

Pesquisar este blog

Nossa história

O Movimento Espírita da Serra Gaúcha, teve como precursor o Senhor Manoel Cardoso de Oliveira Ramos. Manoel e toda a família moravam em Santo Antônio da Patrulha em uma época  (década de 1880) violenta e de revoluções onde degolas e decapitações em combate não eram incomuns, e nesta mesma época, uma de suas irmãs começou a passar por dificuldades alegando constantemente ver um homem sem cabeça. Preocupado e procurando ajudar sua irmã, que não melhorava mesmo atendida por médicos e pelos sacerdotes católicos (a família era extremamente católica e muitas vezes o bispo em passagem pela região pernoitava em sua casa), tomou conhecimento da doutrina espírita e resolveu pedir auxílio a espíritas do Rio de Janeiro. Há controvérsias sobre se ele viajou ao RJ para seus estudos em Medicina e teve contato com a Doutrina durante seus estudos, ou se apenas se correspondeu com o RJ, mas o fato é que a família, ou boa parte dela, aderiu às fileiras espíritas, conclui-se que muito provavelmente a irmã de Manoel tenha melhorado e este tenha sido o motivo da adesão da família. Em 1888 devido à perseguição política e provavelmente também à intolerância religiosa, pois a família de Manoel era extremamente católica e a de sua esposa (Maria Isabel Mendes) era extremamente devotada ao adventismo, mudaram-se para a região de Cambará do Sul e depois para Jaquirana, escoltados por tropas de Borges de Medeiros, levando consigo o Espiritismo para a Serra Gaúcha. Como crescia a simpatia dos familiares e conhecidos e o interesse na Doutrina, resolveu mandar buscar no Rio de Janeiro, por volta do ano de 1915, livros e revistas sobre o Espiritismo, também importaram livros diretamente da França, afinal o idioma não era uma barreira em uma família de professores em que diversos deles dominavam mais de uma língua. Manoel começou então a reunir-se em sua propriedade em Jaquirana, primeiramente, com a família, depois com mais alguns vizinhos, para estudarem os princípios da nova religião que se apresentava, com mais lógica, sem preconceitos e com a visão de um Deus justo.
Alguns da família seguiram os passos de Manoel Cardoso, outros não. Sua filha, Etelvina Cardoso e seu filho Manoel Cardoso Filho continuaram o trabalho do pai, e fundaram em Canela em 01 de janeiro de 1925 o Centro Espírita que receberia o nome de “Exemplos de Jesus”. Etelvina foi bastante contestada e as pessoas eram recomendadas a não passarem em frente de sua casa, onde também funcionava o Centro.
Elody continua o trabalho de sua mãe Etelvina e mantém o CE Exemplos de Jesus nos fundos de seu domicílio, numa casa de madeira que se localizava onde hoje fica a Câmara de Vereadores do Município. Elody foi uma pessoa notável, teve onze filhos todos adotivos, ajudou a criar o hospital de caridade de Canela, foi enfermeira da Cruz Vermelha entre diversas outras benemerências.
Na década de 50 surge outra figura de destaque do Espiritismo em Canela, Raina Heidrich que era de origem protestante e foi apresentada ao Espiritismo por Waldomiro Ramos que a levou à frequentar o CE Exemplos de Jesus. Nesta mesma época o Centro Espírita Exemplos de Jesus era excluído do quadro federativo da FERGS por desvios doutrinários. Na década de 60, o CE Exemplos de Jesus se muda para os fundos da residência de Raina na Rua Júlio de Castilhos número 61 e Elodi segue com um novo grupo fundando uma nova Casa Espírita no porão do novo prédio das Agências dos Correios, também na rua Dona Carlinda, era a Sociedade Espírita Francisco Spinelli. Durante o início da década de 60, estes dois centros espíritas funcionaram simultaneamente em Canela, e em 1962 um terceiro grupo espírita se formava na cidade sob a liderança de Ary Andrade de Castilhos, a Soc. Esp. Bezerra de Menezes, aproximadamente em frente ao Clube Serrano.
Nos documentos existentes encontramos que a S.E. Bezerra de Menezes foi fundada em 22/09/1962, passando a existir juridicamente a partir da elaboração dos estatutos em 03/11/1962 e do registro cartorial em 21/05/1963.
Nesta época Canela contava com 3 grupos espíritas!!!!
Com a aposentadoria de Elodi (que trabalhava no Correio) a Sociedade Espírita Francisco Spinelli, foi gradualmente se afastando do movimento espírita e se tornando uma casa espiritualista até encerrar suas atividades. A Sociedade Espírita Bezerra de Menezes também teve vida curta em com a mudança da família de Ary Andrade para Caxias do Sul, também foi dissolvida teve seu patrimônio vendido e entregue o resultado financeiro para a FERGS. Enquanto isto, o CE Exemplos de Jesus, seguia firme e forte sob o comando de Raina.
Em 1991, surge o primeiro registro escrito sobre Manoel Vieira de Paula, o Seu Neco. Seu Neco foi o grande incentivador da formação e estruturação dos grupos de estudo e junto a Edmur de Camargo Pinto e Darcy de Antunes Brandão, realizaram a filiação à FERGS, que ocorreu em 1992 sob a matrícula 367, do Centro Espírita Exemplos de Jesus que adotou a personalidade jurídica da Sociedade Espírita Bezerra de Menezes. Talvez tenha influido nesta troca de nome o fato de que a SE Bezerra de Menezes, já possuía estatuto registrado em cartório (o que poupava algumas despesas), ou quem sabe, também tenha pesado o fato da desfiliação do CE Exemplo de Jesus ter pesado negativamente.
Seu Neco foi um personagem de uma importância fundamental no movimento espírita de nossa região, fundou, ajudou a fundar ou estruturou centros espíritas em Canela, Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Três Coroas, em Santa Catarina (Itapema), em São Paulo (Itapetininga), entre muitas outras iniciativas desta pessoa incrível.
Em 1993 devido ao desencarne de Raina Heidrich, a sociedade se muda para novo endereço na Rua Henrique Muxfeldt nº 284. Em fevereiro de 1996, a sociedade se muda novamente agora para a Rua Sete de Setembro nº 1360.
Em 2003 foi adquirido um terreno para a construção da sede própria na Rua Padre Cacique nº647, ainda neste ano foi dado entrado com o projeto na prefeitura. Em 2004 foi concluída uma peça da obra projetada e a sociedade se mudou para as instalações provisórias no novo endereço. Em 2007 finalmente foi inagurada a sede própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário